O Microsoft Power Automate é uma solução de arrastar e soltar, de código baixo que permite aos usuários criar fluxos de trabalho para automatizar tarefas repetitivas e processos de negócios

O aplicativo está disponível para navegador, desktop, dispositivo móvel e Microsoft Teams.


 

Os usuários podem começar rapidamente com modelos e conectores prontos para uso, que podem ser personalizados conforme necessário.

Sendo assim, os modelos incluem notificações, cópia de arquivos, movimentação de anexos de e-mail para o OneDrive, aprovações e muitos outros.

O Power Automate inclui mais de 500 conectores, que permitem aos usuários acessar e usar dados com um conjunto de ações e gatilhos predefinidos, automação substitui os processos baseados em papel, aumentando a proteção dos dados.


Como funciona o Power Automate?

O fluxo de trabalho ou fluxos do Power Automate são baseados em gatilhos e ações.

  • Um gatilho inicia o fluxo, por exemplo, recebendo um e-mail de uma parte interessada do projeto principal.

  • Uma ação é o que acontece quando o fluxo é acionado. Um fluxo pode ter uma ou mais ações.


Os fluxos de nuvem incluem:

  • Automatizado, um fluxo disparado por um evento, por exemplo, enviar um e-mail se um item em uma lista do SharePoint for alterado. 

  • Os fluxos instantâneos permitem que os usuários acionem manualmente um fluxo do aplicativo móvel ou desktop com o clique de um botão. Por exemplo, envie facilmente um e-mail de lembrete para sua equipe antes de uma reunião.

  • Programado, executado no horário definido.


Existem três maneiras de lançar um fluxo:

  • Comece do zero com um dos fluxos de trabalho listados acima. 

  • Use um modelo existente.

  • Selecione um conector


Mais detalhes em: https://docs.microsoft.com/pt-br/power-automate/getting-started